CONSULTA MÉDICA

Ética e Humanizada

Exame ortopédico de qualidade

Tudo para assegurar o diagnostico e opções de tratamento cirúrgico ou conservador individualizado

Ética e Humanizada

. Pé

. Quadril

. Tumor

Obs:  Os procedimentos serão realizados conforme autorização do convênio e/ou acordo financeiro.

* A relação de convênios credenciados pode sofrer alterações sem aviso prévio.

** Consulte a cobertura de seu plano de saúde antes do agendamento da consulta e/ou procedimento.

*** Alguns procedimentos podem não ser realizados em determinado hospital, em virtude de limitações técnicas ou administrativas.

FISIOTERAPEUTA / EDUCADOR FÍSICO / MÉDICO: Discuta o caso do seu cliente com o Dr ROMÁRIO ROCHA

ENTRAR EM CONTATO

FISIOTERAPEUTA

EDUCADOR FÍSICO / MÉDICO:

Discuta o caso do seu cliente

com o Dr. Romário Rocha

ENTRAR EM CONTATO

INFILTRAÇÃO

O que é Infiltração?
Aplicação de uma injeção num local determinado do corpo; em geral numa articulação.

A infiltração é usada em quais situações?
Geralmente para tratar dores intensas; Artrose de joelho ; Artrites; Algias do Ombro; Bursites; Tendinites; Fasceite plantar(esporão de calcaneo); outras.

A infiltração é um procedimento de risco?
Como todo procedimento médico não é isenta de complicações. Porém, sendo feita por médico e com indicação adequada, em geral apresenta baixo risco de complicações.

Quais medicamentos são usados na infiltração?
Anestésicos; anti-inflamatórios hormonais), como Betametasona  e Triancinolona.
Nas articulações podemos usar medicamentos com propriedades físicas semelhantes ao liquido sinovial ( Viscosuplementação, como o Synvisc, Suprahyal,Fermathron , Euflexxa); indicados nos processos de artrose.

Quais os locais do corpo mais submetidoss á infiltração?
Joelho; ombro; quadril; cotovelo; tornozelo; pé.

Quantas infiltrações podem ser feitas?
Depende de cada caso; mas em geral são feitas 3 aplicações.

Qualquer paciente pode ser submetido a infiltração?
A infiltração é um procedimento médico e somente poderá ser feito nos pacientes em que o Ortopedista indicar e realizar o procedimento. Não pode ser feito em caso de infecção.

INFILTRAÇÃO COM ÁCIDO HIALURÔNICO (VISCOSSUPLEMENTAÇÃO)Tratamento de Artrose de Joelho
Segue um resumo das perguntas mais frequentes com relação a esse tratamento:

Doutor, o que é Acido Hialurônico?
O ácido hialurônico é o componente principal do líquido sinovial e auxilia na lubrificação e na nutrição da articulação do joelho.

O que é Viscossuplentação (ou Infiltração de Ácido Hialurônico) ?
É uma injeção, aplicada numa articulação, com medicamento produzido em laboratório e com propriedades físicas semelhantes ao liquido sinovial.
Sendo eles: Synvisc, Suprahyal,Fermathron , Euflexxa, outros.

A infiltração é usada em quais situações?
É indicado em pacientes com artrose inicial do joelho, com desgaste inicial da cartilagem do joelho ou com condromalácia patelar.

Como funciona?
A viscossuplementação articular tem um efeito lubrificante na articulação, ação anti-inflamatória, e estimula a produção dessa substância pela própria articulação.
Pode até desacelerar a velocidade do desgaste da cartilagem sem, no entanto, curar a lesão.
E,claro, diminui o atrito articular e a dor do paciente.

Quantas infiltrações no joelho tenho que tomar?
Para um efeito satisfatório, são necessárias de 3 a 5 aplicações, com intervalo de uma semana.
Após a infiltração, os resultados da viscossuplementação articular aparecem entre 15 a 30 dias e tem duração entre 6 meses a 1 ano, quando então pode ser repetida conforme a necessidade.

Quais as chances de melhora?
Geralmente todos os pacientes apresentam algum tipo de melhora; os resultados dependem muito da gravidade da artrose.
Lembrando que o sobrepeso e o excesso de atividade do paciente, podem comprometer melhores resultados.

Doi muito? Tem alguma complicação?
O procedimento é feito com anestesia local, em consultório e dura cerca de 2 minutos.
Trata-se de um procedimento simples, com baixíssimos índices de complicações. Seus efeitos colaterais são raros, bem menores que os de uso de remédios anti-inflamatórios por via oral.

Tem algum preparo?
Não há necessidade de preparo

Será que meu plano de saúde cobre o procedimento?
Por se tratar de tratamento com evidência científica de eficácia, geralmente tem cobertura por alguns planos de saúde.

Quanto dura o efeito do tratamento?
Normalmente o controle dos sintomas permanece por 1 ano. Excepcionalmente, em casos mais graves, tem que se repetir o procedimento em 6 meses.

No tratamento da artrose de joelho é importante associar:
– Fortalecimento do membro inferior com exercícios de baixo impacto como musculação, hidroginástica e natação;
– Controle de peso do paciente; todo excesso de peso sobrecarrega as articulações e piora a artrose;
– Esclarecimento sobre a doença e mudanças no estilo de vida, como evitar subir escadas e morro.