Pacientes com tenossinovite de De Quervain apresentam dor nos tendões do lado de radial do punho (lado do polegar).

Os tendões são as cordas que os músculos utilizam para puxar os ossos. Você pode vê-los no dorso da sua mão ao esticar os dedos.

Na doença, o túnel por onde os tendões deslizam (primeiro compartimento extensor) está mais estreito devido a um espessamento das estruturas que o compõem.

Não se sabe ao certo qual é a causa. Os pacientes frequentemente descrevem uma sensação de inflamação, mas alguns estudos mostraram que o processo não é inflamatório.

Pessoas de todas as idades podem apresentar a patologia.

Mulheres que deram a luz podem apresentar a patologia, que normalmente aparece 4 a 6 semanas após o parto.

Acredita-se que seja causada por mudanças hormonais e inchaço do corpo durante a gravidez.

O diagnóstico é feito clinicamente, ou seja, com história clínica e exame ortopédico detalhado.

O Ultra-som ou ressonância magnética pode útil para confirmar o diagnóstico.

O tratamento pode resolver alguns casos; incluem: Imobilização do punho e polegar, analgésicos e/ou anti-inflamatórios, fisioterapia e Infiltração de corticóide no compartimento.

O tratamento cirúrgico pode ser indicado; consiste em abrir o túnel e proporcionar mais espaço para os tendões.