Tendinite é um processo patológico normalmente causada por um aumento na demanda do tendão (sobreuso). Tendinite, tendinopatia e ruptura dos tendões dos músculos glúteos são causas de dor no quadril, sendo com frequência associadas a bursite trocantérica.
É mais comum em mulheres e atletas, com pico de incidência entre a 4º e a 6º década da vida e como já foi mencionado, acomete o sexo feminino numa proporção de 4:1.
Como fatores de risco temos: a discrepância de comprimento dos membros inferiores, paciente com pelve larga e/ou trocanter proeminente, o que explica a incidência maior em pacientes do sexo feminino, e pessoas que fazem atividade física em planos inclinados.
Na tendinite do músculo glúteo médio a dor se localiza na região do quadril (sobre o trocanter do femur) podendo irradiar pela face lateral da perna.
Uma outra queixa freqüente é a dor quando deita-se de lado, que piora ao ficar-se muito tempo em pé, ao subir e descer escadas, ao caminhar ou ao correr. É comum ser confundido com uma dor causada pela compressão do nervo ciático.
História clínica e exame ortopédico detalhado. Radiografias são solicitadas para excluir algumas doenças. Ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser indicadas para confirmar o diagnóstico, descartar outras doenças e guiar o tratamento.
O tratamento conservador é bem sucedido na maioria dos pacientes, incluindo o uso de medicações e fisioterapia; mudança nos hábitos de exercício físico, compensação de discrepâncias de comprimento dos membros inferiores; medidas preventivas (troca de colchões duros, adequação do treino de corrida).
Aqueles com dor que não melhoram com esse tipo de tratamento podem ser submetidos à injeção local (infiltração) de corticóides na bursa, com bons resultados.
O tratamento cirúrgico é indicado na minoria dos pacientes com sintomas refratários ao tratamento conservador e redução da função.
Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, ou está com algum problema ortopédico, sinta-se a vontade para entrar em contato, o Dr. Romário terá prazer em esclarecê-la.
30 Comments
Andressa de Azevedo Pires
Excelente pesquisa! Descreve exatamente o que estou passando há quase 7 meses e o procedimento que tenho feito de intermináveis fisioterapias.
Marcia
Fui diagnósticada com tendinite glúteo médio e mínimo desde outubro de 21018
FizPRP sem resultado
Tratamento ondas de choque com melhora e fisioterapia
Mas cura não
Tenho dificuldade de ficar sentada
São 5 meses e passei na mão de 10 profissionais de saúde
Tenho depressão e taquicardia devido ao sofrimento com as dores
O difícil é aceitar as limitações e dores
Marcia
Eu tambem estou há 7 meses
Fiz 2 bloqueio mas pouco melhor
Agora médica acha pode ser cistos na coluna
Fernanda
Também estou nessa fase…. 40 sessões de fisio e nada ainda.
O plano de saúde não cobre as infiltrações e estão me cobrando 500,00 para aplicação. Vale a pena?
Sandra Bayerl
Olá!
Muito boa pesquisa. Venho sofrendo de dores no quadril a uns 8 meses. Procurei um profissional na área, onde pediu para fazer uns ressonância do Quadril, onde foi diagnosticado desgaste na cartilagem do quadril e uma tendinite. Fiz várias fisioterapia, antiflamátorios e ainda continuo c MTA dor w expande se pra perna esquerda toda…
Alex
Conseguiu alguma solução? estou com mesmo problema
Ana Maria
estou pesquisando e gostei muito desta matéria. Há um ano, aproximadamente, faço fisioterapia com pouca melhora. Estou buscando cirurgias, pois é o caminho que me sugerem. Como nunca ouvi falar, continuo analisando tal opção
Juliana Rosa
Estou a 5 meses era no lado direito agora a dor foi pro lado esquerdo e muito ruim…
Camila Paula da Silva de Oliveira
Mto bom. Minhas dores na lateral da coxa direita é sinal de tendinite nos glúteos médio e minimo
idélia rech rosa da silva
Bem isso! estou passando por este processo também a meses, e a melhora e muito lenta, acompanhada pelo meu especialista em quadril dr: Rodrigo Monari, nutricionista, e exercícios pescritos pelo dr: acompanhada pela personal e Confesso que dou quatro passos pra frente e dez pra traz. Não é fácil, estou chegando a conclusão que tenho que conviver com a dor e ponto.
Marcia
Oi
Estou passando por isso
Vc teve melhor
Marcia
Oi
Estou passando por isso
Vc teve melhor
Marcia
Gostaria de saber se melhoraram pois estou passando porisso
Clesinete Rodrigues
Fui diagnosticada com diminuto cisto subcontral no contorno posterior da cabeça femoral a direita. Tbm irregularidades nas superfícies articulates sacriliacas. Alterações degenerativas nas articulações coxofemorais a direita. E tendinopatia nas inserções dos gluteos medios bilateralmente a direita. Estou com dores à uns 5 dias. E tem 2 anos q fiz os exames. Preocupada com o cisto principalmente.
Rosana
Acabei de ser diagnosticada com tendinite no glúteos. Fiz uma ressonância e mostrou. Tenho dores no quadril e glúteos, vou começar a fisioterapia e tomar a medicação. Espero obter sucesso. Gostaria de ver mais exercício para fortalecimento dos músculos. Obg
Edivania Vieira
Interessante saber as causas e o tratamento. Mas quando o problema é confundido com fibromialgia e também por exame de ressonância for identificado uma estenose com 1 cm , que recomendações de atividades físicas ou tratamento poderiam ser feitos? sofro com dores crônicas a mais de 1 ano e a dor não passa.
Érica Marconi
tenho 44 anos e a 3 meses sofro com muita dor.Fui diagnosticada com bursite,tendinite e desgaste osseo.Ja fiz infiltraçao sem melhora da dor.Nao aguento mais.
Luciano Cunha
Estou sentindo dores no quadril ,de lado na coxa e virilha,já faz 10 meses,fiz fisioterapia,tomei medicação a dor sempre vai e volta,se ficar sentado muito tempo em uma posição ou fazer rotação com o quadril dói muito.
Fernanda Ramos Teixeira
Qual diferença de dor,de diagnóstico e de exames,e como se chega a conclusão se é tendinite glútea ou síndrome do piriforme?
Lídia Cristina da Silva
Eu descobri que tenho isso hoje. Eu estava achando que era inflamação no nervo ciático. Mas esse tipo de tendinite é novidade pra mim. Meus quadris doem muito. Também tenho lombalgia e irei iniciar os tratamentos agora.
Rutinha dos Santos
Estou com essas dores a uns 2 meses, tenho fibromialgia, acho que piora o quadro, mas pelos comentários vejo que todos sofrem do mesmo jeito, agora a dor está passando para o lado direito, acho que de tanto sobrecarregar esse lada.
Katia
Olá,boa noite! Hoje 3/9/18 rececionista o diagnóstico de Tendinopatia e peritendinite do glúteo mínimo. Há uns dois anos comecei a sentir dores e achei que fosse da fibromialgia ( diagnosticada há 19 anos), porém essas dores aumentaram e hoje não consigo realizar nenhuma atividade, principalmente se for em pé por mais de 5 minutos. Não consigo subir uma ladeira e agora dormir começou a ficar difícil. Essa matéria me esclareceu e amanhã já vou agendar o ortopedista pra começar qualquer que seja o tratamento.
Sílvia Krupp Graebin
Oi gente! Tenho diagnóstico confirmado de tendinopatia do glúteo mínimo de um lado há mais de dois anos e agora também sinto as mesmas dores na outra coxa. Já tratei com fisioterapia e medicação v.o mas nada resolveu. Não sei mais o que fazer.
Marita
Alguem sarou? Estou a 1 ano em fisioterapias , tive q parar atividades fidicas, manco, nao subo escadas ,deprimente …
Maria Lenita de Rosso
Estou com esse tipo de dor a uns 3 meses. Não poderia ser artrose?
Celso borges
Há dois meses minha esposa foi diagnosticada com tendinopatia no glúteo médio, já foi submetida a três sessões de infiltração, 20 sessões de fisioterapia, está na quinta sessão de acupuntura, está tomando medicamentos à base de Cetoprofeno, cafeina e famotidina é outro ciclobenzaprina, feitos em farmácia de manipulação a pedido do médico especialista em quadril: nesse período precisou ir ao pronto socorro quatro vezes por estar sentindo dores insuportáveis no quadril. Tem mantido repouso total, porém, não há melhoras. Gostaria de obter orientação sobre como proceder.
Solene Borges
Olá, me chamo Silene, tenho 54 anos, há quatro meses comecei a sentir fortíssimas dores na região do quadril, após fazer uma ressonância magnética fui diagnosticada com tendinopatia no glúteo médio, logo iniciei o tratamento com medicamentos a base de corticoide, infiltrações, fisioterapia 20 sessões, acupuntura. Por ter pouca melhora mudei de médico, procurei um especialista em quadril, o tratamento continuou praticamente o mesmo com exceção de dois medicamentos manipulados. Hoje, quatro meses depois continuo sentindo muitas dores é só tenho um pouco de alívio tomando tandrilax dia sim dia não. Por favor gostaria de ter uma orientação com relação a cirurgia pois creio que será a única forma de resolver meu problema.
Obrigada
Fabio
Fui diagnosticado com Tendinopatia lado direito.
Porem a dor e incomodo se acumularam na região entorno do ânus e meu medico que é a erradiaçao da dor que vai para essa regiao
Ja tomei varios antiinflamatorios e nenhum resultado e agora estou na fisioterapia.
Ate o momento fiz 4 sessoes e nenhum resultado.
Luciane
Eu Comecei com dor ha um mês, fora a lombar pesada, eu sinto uns choques no quadril direito e ate na virilha, uma dor bem chata, sem posição para sentar ou deitar. Fiz os exames e deu lombalgia e tendinite media no glúteo. Começo a tratar, estou confiante em dimunuir as dores. Infelizmente hoje trabalhamos muito sentados e acabamos não nos cuidando. A dor e bem chata! Mas vamos melhorar, boa sorte a todos ..
Luciane
Há um mês estava sentindo a lombar bem dolorida e pesada, depois passei a sentir uma dor chata do lado direito. Fiz exames e pra minha surpresa: lombalgia e também tendinite media glutea. As dores são bem incomodas, sentada ou deitada não tem muita posição. Infelizmente nosso trabalho muito sentada acabamos não cuidando de nos mesmos. Estou confiante ao tratamento, melhoras e boa sorte a todos !!
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *