A síndrome do túnel do carpo é uma síndrome compressiva do nervo mediano na região do punho.

Acomete principalmente mulheres, mas também pode acometer homens.

Acomete principalmente mulheres, mas também pode acometer homens.

O problema é causado pela compessão do nervo sob o ligamento transverso do carpo (punho).

Pode estar relacionado a algumas patologias como hipotireoidismo, artrite reumatóide, diabetes, obesidade.

A gestação também está associada com o aperecimento dos sintomas, mas neste caso geralmente há uma melhora após o parto.

O paciente se queixa de formigamento na mão; mais especificamente no polegar, indicador e dedo médio.

Pode acontecer dor e fraqueza, muitas vezes até “deixar objetos cairem com frequência”.

Os sintomas na maioria das vezes pioram a noite, fazendo com que o paciente acorde com a mão dormente.

O diagnóstico é feito clinicamente, ou seja, com história clínica e exame ortopédico detalhado.

O exame de eletroneuromiografia é útil para o estadiamento e grau de compressão do nervo.

Nos casos mais leves, ou iniciais, o tratamento é conservador (não cirúrgico) com: Fisioterapia, Óstese (imobilização), Infiltração de corticóide e medicamentos.

Nos casos mais graves ou sem melhora com tratamento conservador está indicada a cirurgia, onde é feita abertura do ligamento transverso do carpo para a liberação do nervo.

O procedimento pode ser realizado por via aberta (corte no punho) ou vai endoscópica (menos invasivo).