É definida como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.

Acomete preferencialmente mulheres, sendo bilateral na maioria dos casos.

É definida como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.

Acomete preferencialmente mulheres, sendo bilateral na maioria dos casos.

Participam da gênese desta deformidade fatores extrínsecos e intrínsecos.

Dentre os fatores extrínsecos, destacam-se o uso de calçados com câmara anterior triangular e salto alto.

Fatores intrínsecos: hereditariedade, varismo do primeiro metatarso, frouxidão ligamentar, variações de comprimento do primeiro metatarso, formato da primeira articulação tarso metatarsiana e pé plano.

Outros fatores intrínsecos são: contratura do tendão Aquiles, frouxidão articular generalizada, hipermobilidade da primeira articulação metatarso-cuneiforme e desordens neuromusculares.

História clínica e exame ortopédico detalhado; Exames de raios X são úteis para determinar a gravidade da lesão e orientar a escolha do tratamento.

O tratamento conservador tem caráter paliativo, alivia os sintomas, mas não corrige as deformidades.

A indicação do tratamento cirúrgico tá centrado na intensidade da dor e gravidade da deformidade.

O objetivo do tratamento cirúrgico do hálux valgo é corrigir todos os elementos acometidos e ainda manter um antepé plantígrado e indolor.

Existem descritas na literatura inúmeras técnicas cirúrgicas, entretanto não se tem uma única abordagem operatória com resultados satisfatórios para todos os casos.

Recomendações

  • Redobre a atenção e cuidados na hora de comprar sapatos. Eles precisam acomodar os pés com conforto para não interferir na distribuição equilibrada do peso do corpo;
  • Lembre, na hora de comprar calçados, que os pés aumentam um pouco de tamanho no fim do dia ou quando envelhecemos. Por isso, é sempre melhor que a ponta dos dedos não encoste na frente do sapato;
  • Não use o mesmo par de sapatos ou de tênis por dias seguidos para evitar o atrito sempre no mesmo ponto dos pés;
  • Ande descalço, sempre que possível, especialmente em terrenos irregulares ou na areia, para fortalecer os dedos e articulações dos pés;
  • Aplique gelo sobre o joanete para aliviar a dor e reduzir o processo inflamatório;
  • Procure um ortopedista, se seus pés estiverem doloridos ou notar alguma alteração no seu formato e aparência.

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, ou está com algum problema ortopédico, sinta-se a vontade para entrar em contato, o Dr. Romário terá prazer em esclarecê-la.

AGENDE SUA CONSULTA