O dedo em gatilho é uma inflamação no tendão responsável por dobrar o dedo, fazendo com que o dedo fique sempre dobrado, que em alguns casos mesmo que o indivíduo tente abri-lo.

Pode acometer qualquer dedo da mão, até mesmo mais de um dedo ao mesmo tempo.

Pode acometer qualquer dedo da mão, até mesmo mais de um dedo ao mesmo tempo.

Não existe uma causa única e na grande maioria dos pacientes não se descobre algo específico.

Movimentos repetitivos, como digitar, apertar ou torcer objetos, escrever e carregar peso não são comprovadamente causadores de tenossinovite.

O problema ocorre em um local do sistema flexor dos dedos chamado polia, mais especificamente na polia A1 na base do dedo.

As polias são estruturas localizadas nos dedos dentro dais quais os tendões deslizam, normalmente sem nenhum obstáculo, com pouco atrito.

No dedo em gatilho a polia está espessada, portanto o tendão precisa deslizar por um local mais apertado.

A compressão do tendão pelas polias faz com que se desenvolva um nódulo, que trava nas polias, causando o bloqueio do dedo.

Os sintomas podem variar de uma sensação ou nódulo doloroso na palma da mão na região da base dos dedos até ao travamento do dedo acompanhado de um estalido doloroso.

Às vezes é necessária a ajuda da outra mão para destravar o dedo engatilhado e numa fase tardia o bloqueio pode ser completo e já não consegue mais esticar o dedo, nem com a ajuda da outra mão.

O diagnóstico é feito clinicamente, ou seja, história clínica exame ortopédico detalhado.

Exames complementares como ultrassonografia e ressonância magnética podem ajudar.

O tratamento varia para cada caso, mas geralmente é realizado com Fisioterapia e Infiltração local de corticoide.

Em alguns casos a Cirurgia para a abertura da polia e liberação do tendão pode ser necessária.