A hérnia de disco é uma condição relativamente comum e pode ocorrer em toda a coluna, porém os locais mais comuns são a coluna lombar e cervical devido a maior mobilidade nessas regiões.

A hérnia de disco é uma condição relativamente comum e pode ocorrer em toda a coluna, porém os locais mais comuns são a coluna lombar e cervical devido a maior mobilidade nessas regiões.

A hérnia de disco lombar protusa ou extrusa é uma condição ortopédica muito frequente e importante, que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, que funcionam como verdadeiros amortecedores.

 

A patologia se dá quando há o rompimento desse ânulo fibroso e o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, sai através de uma fissura na membrana. Com isso, as raízes nervosas que passam pelo espaço intervertebral são comprimidas pela hérnia, causando dor, parestesias (formigamentos),  “choques”, e até diminuição da sensibilidade e força muscular dos membros.

Os discos “herniados” geralmente são causados por esforço físico em posição inadequada ou trauma. Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver hérnia de disco devido ao envelhecimento natural da coluna; fraqueza da musculatura do tronco e fatores genéticos.

No caso de Hernia disco lombar, pode ocorrer: Dor lombar normalmente associada à irradiação para os membros inferiores, diminuição da sensibilidade e força muscular destes membros e formigamento nas pernas.

No caso de Hernia disco cervical, pode ocorrer: Dor cervical (‘pescoço”), normalmente associada à irradiação para os membros superiores e diminuição da sensibilidade e força muscular destes membros; podendo ter sintomas nos membro inferiores em casos mais graves.

A história clínica e exame ortopédico detalhado; exames de imagens conforme necessário: radiografias, ressonância magnética e até Eletroneuromiografia.

Cerca de 90% dos casos de hérnia de disco melhoram e efetivamente se resolvem com o tratamento conservador: Medicamentos e Fisioterapia.

Quando isso não acontece, em geral após 3 a 6 meses de Fisioterapia específica, ou em caso de sinais de déficit neurológico nos membros indica-se tratamento cirúrgico (Discetomia).

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, ou está com algum problema ortopédico, sinta-se a vontade para entrar em contato, o Dr. Romário terá prazer em esclarecê-la.

AGENDE SUA CONSULTA