Capsulite do ombro (ou Ombro Congelado) é uma condição extremamente dolorosa do ombro na qual o ombro se torna parcial ou totalmente imóvel.

A cápsula é uma estrutura a base de colágeno, normalmente muito elástica e flexível.

Ocorre uma inflamação da cápsula, que incha, se torna contraída, levando a perda da elasticidade, dor e enrijecimento do ombro.

O ombro congelado se inicia sem uma causa aparente e muitas vezes pode ocorrer também quando já temos alguma lesão prévia de ombro.

Ombro congelado pode estar associado a Diabetes, colesterol elevado, doenças cardíacas, doenças da tireoide e também a lesões e cirurgias prévias no ombro.

É uma das condições mais dolorosas do ombro (outra causa de dor forte é a tendinite calcária).

A doença possui três fases que se mesclam na evolução:

– inicia-se com dor,

– Progredi para congelamento- com perda do movimento

– E, finalmente, o estágio de resolução; onde quase todo movimento retorna.

Este processo pode levar em média dois anos. O tratamento pode diminuir os sintomas e o tempo de duração da doença.

História clínica e o exame ortopédico adequado do paciente. Exames complementares podem ser realizados; normalmente sem alterações importantes ou até normais.

O tratamento depende do estágio em que se encontra a doença.

O paciente necessita de repouso e medicamentos pois, ao forçar o movimento pode levar a um aumento da inflamação e enrijecimento na fase inicial.

Pode ser utilizado o tratamento de Bloqueios seriados do nervo supraescapular com anestésicos, tratamento com mais de 90 % de bons resultados.

Fisioterapia na fase resolutiva para recuperação do movimento e em alguns casos Artroscopia com liberação da cápsula do ombro.