Capsulite do ombro (ou Ombro Congelado) é uma condição extremamente dolorosa do ombro na qual o ombro se torna parcial ou totalmente imóvel.
A cápsula é uma estrutura a base de colágeno, normalmente muito elástica e flexível.
Ocorre uma inflamação da cápsula, que incha, se torna contraída, levando a perda da elasticidade, dor e enrijecimento do ombro.
O ombro congelado se inicia sem uma causa aparente e muitas vezes pode ocorrer também quando já temos alguma lesão prévia de ombro.
Ombro congelado pode estar associado a Diabetes, colesterol elevado, doenças cardíacas, doenças da tireoide e também a lesões e cirurgias prévias no ombro.
É uma das condições mais dolorosas do ombro (outra causa de dor forte é a tendinite calcária).
A doença possui três fases que se mesclam na evolução:
– inicia-se com dor,
– Progredi para congelamento- com perda do movimento
– E, finalmente, o estágio de resolução; onde quase todo movimento retorna.
Este processo pode levar em média dois anos. O tratamento pode diminuir os sintomas e o tempo de duração da doença.
História clínica e o exame ortopédico adequado do paciente. Exames complementares podem ser realizados; normalmente sem alterações importantes ou até normais.
O tratamento depende do estágio em que se encontra a doença.
O paciente necessita de repouso e medicamentos pois, ao forçar o movimento pode levar a um aumento da inflamação e enrijecimento na fase inicial.
Pode ser utilizado o tratamento de Bloqueios seriados do nervo supraescapular com anestésicos, tratamento com mais de 90 % de bons resultados.
Fisioterapia na fase resolutiva para recuperação do movimento e em alguns casos Artroscopia com liberação da cápsula do ombro.
Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, ou está com algum problema ortopédico, sinta-se a vontade para entrar em contato, o Dr. Romário terá prazer em esclarecê-la.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *