Tendinite é um termo usado para designar inflamação no tendão calcaneos. Os tendões são estruturas que ligam o músculo ao osso, e, por eles, passam toda a anergia do movimento.

De forma geral, as tendinopatias do tendão calcâneo são divididas em dois grupos, as tendinopatias insercionais (na junção tendão-osso) e as tendinopatias do corpo do tendão.

As tendinopatias, também são divididas em: Peritendinite; Peritendinite com Tendimose e Tendinose.

– Peritendinite com Tendinose: Processo inflamatório periférico com regiões degeneradas do tendão; fibras colágenas rompidas com processo de regeneração em curso; Regeneração irregular;

– Tendinose: Tendão espessado e edematoso; aspecto fibrilar acentuado; podem haver pequenas fendas longitudinais (lesão e reparação); Degeneração sem processo inflamatório;

– Peritendinite: processo inflamatório limitado ao peritendão; preserva a substância do tendão; quando de longa data pode levar a aderências;

Lesão tendínea mais frequente no membro inferior. Acontece em 6,5 a 18% dos atletas (corredores principalmente).

Fatores de risco:

– Intrínsecos: varismo e valgismo do retropé, cavismo, planismo e variações rotacionais do MI;

– Extrínsecos: equívocos de treinamento e equipamento.

Na tendinopatia insercional, o paciente apresenta queixa de dor no calcanhar que, em muitos casos, vem acompanhada de um aumento de volume local que dificulta o uso de calçados fechados.

É o chamado esporão insercional do Aquiles, uma calcificação que “cresce” dentro do tendão e faz com que o calcanhar aumente de volume e se torne doloroso com o passar do tempo.

Na tendinopatia do corpo do tendão, o paciente sente dor atrás do tornozelo, na porção final da panturrilha.

História clínica e exame ortopédico detalhado; exames complementares, utilizamos raios-x, Ultra-som e Ressonância magnética.

O tratamento inicial consiste na restrição para as atividades físicas, imobilização, Gelo e uso de medicação anti-inflamatória.

O tratamento conservador fica por conta de Fisioterapia e possíveis correções de alterações biomecânicas dos pés.

Nos casos onde este tratamento conservador não atinge o resultado satisfatório, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado.