O pé cavo, oposto ao pé plano, é a deformidade caracterizada pela acentuação fixa do arco longitudinal medial (“a cova no meio da sola do pé”). Na prática, isso significa uma redução na área da planta dos pés que é utilizada para o apoio.
O pé cavo adquirido é frequentemente causado por doença neurológica de base, sendo as neuropatias sensitivomotoras hereditárias as causas mais comuns.
Nos casos onde não há causa neurológica para o surgimento do pé cavo, estes são chamados de pés cavos idiopáticos (sem causa aparente).
Os pés cavos sofrem com dor devido a aumento natural de pressão sob o calcanhar e os metatarsos (região da frente dos pés); associado ao surgimento de calosidades.
História clínica e exame ortopédico detalhado. Para auxilio da causa da deformidade do pé utiliza-se o teste com Blocos de Coleman.
Como exames complementares, utilizamos raios-x, Tomografia computadorizada e alguns casos Ressonância magnética.
Nos casos de Pé Cavos idiopáticos, o tratamento consiste na adaptação de calçados, uso de palmilhas e órteses corretivas e/ou de compensação e a fisioterapia.
Quando estas medidas falham na tentativa de eliminar os sintomas, há a opção de tratamento cirúrgico.
O tratamento do pé na doença neuromuscular é desafiador, porque a natureza progressiva do desequilíbrio muscular tende a causar recidivas, mesmo após correção cirúrgica adequada.
Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, ou está com algum problema ortopédico, sinta-se a vontade para entrar em contato, o Dr. Romário terá prazer em esclarecê-la.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *