Metatarsalgia (dor é uma condição caracterizada por dor e inflamação na planta do pé, mais especificamente na região da cabeça dos ossos do pé, conhecidos como metatarsos.

Esta condição é causada por sobrecarga na região anterior da sola do pé, geralmente estando acompanhadas de calosidades (Calos).

Pode ocorrer em pacientes fisicamente ativos fisicamente, principalmente nos que realizam de atividades que envolvam corrida e saltos.

Pode também ocorrer em pacientes que utilizam calçados mal ajustados aos seus pés.

A metatarsalgia ocorre com as mudanças na forma como o seu pé normalmente trabalha (mecânica), afetando a forma como o peso é distribuído no pé.

Isso pode levar a uma pressão excessiva sobre os metatarsos, cursando com inflamação e dor.

Múltiplos fatores estão envolvidos com o desenvolvimento da sintomatologia da metatarsalgia:

– Treinamento intenso ou aumento na frequência e nível de intensidade das atividades físicas.

– Formato do pé: certas formas pé são mais propensas ao desenvolvimento da metatarsalgia.

– Pés com arco longitudinal aumentados (Pés Cavos): podem colocar uma pressão extra sobre os metatarsos.

– Segundo dedo do pé maior que o dedão: leva a maior concentração do peso no dedo mais longo.

– Calçados inadequados: saltos altos, que transferem peso extra para a parte da frente de seu pé.

– Fraturas por estresse: pequenas fraturas nos metatarsos ou ossos do dedo do pé, causadas por sobrecarga, geralmente dolorosas e que podem mudar a maneira da pisada.

– Neuroma de Morton: tumoração não cancerosa de tecido fibroso em torno de um nervo do pé, que geralmente ocorre entre os terceiro e quarto metatarsos.

Os sintomas são geralmente progressivos ao longo do tempo e incluem:

• Dor aguda ou em queimação na “bola do pé” – a parte da sola logo atrás de seus dedos do pé.
  • Dor na área em torno de seus segundo, terceiro ou quarto dedos do pé.
  • Calosidades na parte da frente ou da “bola” do pé.
  • Dor que piora ao caminhar ou correr e que melhora com repouso.
  • Dormência ou formigamentos nos dedos dos pés.
  • Dor que piora quando você flexiona os dedos do pé.

História clínica e exame ortopédico detalhados; exames de imagens conforme necessário: radiografias, Tomografia computadorizada e Ressonância magnética.

Em geral, o tratamento é conservador (não cirúrgico): analgésicos, anti-inflamatórios, Fisioterapia e Palmilhas ortopédicas sob medida.

Cirurgia é indicada em casos muitos específicos. Muitas vezes pode piorar os sintomas. .