As tendinites ou tendinopatias são definidas como inflamação ou doença que acomete os tendões, que são estruturas fibrosas localizadas entre os músculos e os ossos.

Dentre os principais tendões acometidos da região do joelho, podemos citar o tendão patelar, poplíteo e dos músculos da pata de ganso.

Esforços repetitivos, falta de condicionamento físico, traumas, realização de atividades que gerem sobrecarga, degeneração natural, entre outras.

Os tendões apresentam uma vascularização pobre, o que determina uma reparação deficitária quando se apresentam lesionados.

Inchaço no local, dor localizada no tendão lesionado e sensação de queimação.

História clínica e exame ortopédico detalhado; exames de imagens conforme necessário: ultra-som(US) e Ressonância magnética (RM).

Proteção, gelo e imobilização e anti-inflamatórios na fase aguda.

Na maioria das vezes, o tratamento conservador apresenta bons resultados com Fisioterapia e mudança no padrão de atividades físicas.

Entretanto, quando os pacientes apresentam áreas de degeneração intratendínea (tendinose) ou são refratários ao tratamento conservador (não cirúrgico), pode ser necessária à intervenção cirúrgica.