Os termos osteoartrite do joelho ou gonartrose  são ambos sinônimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do joelho.

Os principais fatores que levam a artrose joelho são: envelhecimento natural do corpo, sobrecarga articular, lesão meniscal, defeitos congênitos, fraqueza do quadríceps, instabilidade articular, sequelas de fraturas no joelho, doenças sinoviais, entre outras.

Dor de intensidade variável (depende da fase da doença); dificuldade para movimentar o joelho; rigidez, deformidade (como o varismo); crepitação e claudicação.

No início da doença, a dor ocorre quando o paciente movimenta a articulação, aliviando com o repouso.

Na maioria das vezes a dor cessa com repouso e recomeça quando se inicia o movimento, por exemplo, tentar levantar-se depois de ter permanecido durante algum tempo sentado.

Com o tempo, a dor passa a ocorrer mesmo com esforço mínimo ou em repouso.

História clínica e exame ortopédico detalhado; exames de imagens conforme necessário: Rx e Ressonância Magnética e alguns casos Tomografia computadorizada.

O tratamento depende do grau da lesão, intensidade dos sintomas e idade do paciente.

O objetivo do tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e da função articular do paciente, e é baseado na mudança dos hábitos diários; Fisioterapia; esclarecimentos sobre a doença;

Existem vários métodos de tratamento, e o de escolha deve ser individualizado. Temos medicamentos orais: analgésicos, anti-inflamatórios e Condroprotetores; Infiltração articular com corticoide e Infiltração articular com Viscossuplementação (“liquido sinovial sintético”).

Na falência do tratamento conservador (não cirúrgico) podemos realizar procedimentos cirúrgicos; de acordo com cada caso: osteotomias; Artroplastia unicompartimental ou Artroplastia Total de Joelho.