A dor lombar é a segunda maior queixa médica em todo o mundo. É chamado de lombalgia (ou dor lombar baixa) quadros de dores na região lombar.

lombalgia

Freqüentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose, tumores e até emocional.

A dor é o principal sintoma; só na região lombar e/ou referidas nos membros inferiores. Mas pode acompanhar limitação do movimentos do tronco e posição antálgica. O episódio doloroso tem duração média de três a quatro dias; podendo ficar dolorosa por algumas semanas.

As lombalgias podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.

História clínica e exame ortopédico detalhado; radiografias e ressonância magnética têm indicação naquelas lombalgias e ciatalgias agudas que tenham evolução atípica e nas de evolução insatisfatória.

Repouso por alguns dias, anti-inflmatórios, analgésicos e Fisioterapia. A lombalgia mecânica comum é sempre de tratamento conservador.

O tratamento cirúrgico fica reservado para os casos mais graves, como na lombalgia causada por Hérnia de disco e não responsiva ao tratamento não conservador.