Dorsalgia é o mesmo que dor nas costas. Ou seja, é a dor sentida nas costas que pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral.

Mais frequentemente, é decorrente de alterações musculoesqueléticas, incluindo a Síndrome Dolorosa Miofascial, que pode estar relacionada com alterações posturais para atividades da vida diária e do trabalho.

É importante uma avaliação ergonômica do ambiente de trabalho para que algumas causas de dor possam ser eliminadas.

Podem ainda ser decorrentes de lesões traumáticas (fraturas de vértebras, fraturas de costelas, luxações), inflamatórias, fraturas vertebrais por osteoporose e alterações degenerativas.

Outras causas de dor podem estar relacionadas a osteomielite vertebral (Doença de Pott); anormalidades congênitas da coluna (Escoliose, Hipercifose, Dorso Curvo); tumores, Hernia discal torácica; outros.

Dor constante ou intermitente; pode ser uma dor local ou irradiar pelas costelas.

Além da dor, a dorsalgia pode ser acompanhada por outros sintomas, como a dificuldade para respirar, sensação de “pontadas” no tórax e queimação nas costas.

História clínica e exame ortopédico detalhado; exames de imagens conforme necessário: Rx e Ressonância Magnética e alguns casos Tomografia computadorizada.

Normalmente se resolvem com o tratamento conservador: Medicamentos e Fisioterapia.  Quando isso não acontece, uma investigação mais detalhada deve ser realizada.