A artrose na coluna ou espondilose é uma doença degenerativa muito comum na população em geral.
A doença acomete as asticulações da coluna; e é caracterizada por degeneração(“desgaste”) das cartilagens, acompanhada de alterações nos discos intervertebrais, facetas articulares, ossos e ligamentos.

artroses

Com o passar dos anos, os discos intervertebrais tendem a sofrer alterações degenerativas de desidratação.

Como outras articulações, a coluna tem pequenas articulações revestidas de cartilagem que também sofrem “desgaste” e formam osteófitos (“bicos de papagaio”).

Dor é o principal sintoma; associado a limitação dos movimentos da coluna.

História clínica e exame ortopédico de qualidade; exames de imagens conforme necessário: radiografias, tomografia e ressonância magnética.

Em geral, o tratamento é conservador associando Medicações (condroprotetores, colágenos, analgésicos, anti-inflamatorios, miorrelaxantes) e Fisioterapia.

Nos casos graves os pacientes são submetidos a cirurgia; que inclui Descompressão e Artrodese (”fusão” da coluna).